

Gentem do céu, depois de provarem minha feijoada para o Desafio do Pilotando durante da Copa do Mundo, tem gente gritando aos ventos que é a melhor feijoada do mundoooo. Eu é claro não sou louca de dizer que não né?
Pois então, minha feijoada “vendeu” bem, mas como sempre sobra um pouquinho, tipo raspa de tacho, por aqui não foi diferente e eu acabei congelando em mini porções. Mini mesmo!
Daí viajei de férias, fui pro Rio de Janeiro e virei fã número um de comidas de boteco. Fala sério, tem coisa melhor do aquilo?
Voltei então inspiradíssima, e resolvi transformar minha mini porção de feijoada congelada em bolinhos de feijoada. Ô coisa bem boa!
Me inspirei numa receita da minha mãe, de polenta de feijão que eu já postei <<AQUI>>, e que é feita à base de sobras de feijão e farinha de mandioca.
Foi mais ou menos assim que surgiu minha versão de bolinhos de feijoada, que ficou dez! Só aconselho fazer em outro formato, tipo bolinhas pra não ouvir nenhuma piadinha boba, ou mesmo ingênua e sem intenção como eu ouvi da minha filha de dois anos. Nem vou falar o quê tá?
Se embora então para a receita…
Ingredientes:
– 1 xícara de feijoada sem muito caldo; (a minha tava bem sequinha na hora em que congelei)
– 1/4 de xícara de água;
– 6 a 8 colheres de sopa de farinha de rosca;
– óleo para fritar ou para untar a forma;
Modo de Preparo:
Bata a feijoada com as linguiças e carnes, com a água no liquidificador até que fique um creme. Se você usar carnes com ossos ou linguiças com pele, é importante remover antes de bater no liquidificador.
Se a sua feijoada estiver mais líquida, talvez não seja preciso colocar água. A minha estava bem cremosa quando eu congelei.
Depois de bater bem, coloque o creme numa panela e leve ao fogo médio.
Adicione a farinha de rosca aos poucos e mexa sempre. É importante que fique bem grosso, como uma polenta para fritar. A mistura começa a ficar grossa e pesada e o fundo da panela aparece.
Desligue o fogo e deixe amornar em outra vasilha.
Quando esfriar, pegue porções e modele bolinhas no tamanho do bolinho que desejar. É importante que a massa do bolinho não grude nas mãos, se grudar é necessário usar mais farinha e voltar a panela.
Depois, você pode fritar em óleo, ou levar ao forno médio – 180 – 200ºC, para assar até que estejam crocantes por fora. Isso não leva mais do que 20 minutos normalmente.
Sirva quente. Eu servi com o catchup saudável que preparei e postei <<AQUI>>.
Rendimento – 20 bolinhos aproximadamente.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Parabéns pela receita! Vou tentar fazer só com feijão preto.
Já fiquei com vontade. Só que antes preciso fazer a feijoada!!! Kkkkk Obrigada pela receita. Bjs 👏😋😋