

O Dia das Crianças está chegando e eu resolvi escrever um post contando um pouco da minha experiência com as meninas na cozinha, e também com meus sobrinhos que antes delas, pilotaram muitas vezes o fogão daqui.
Muitos pais me perguntam com que idade podem começar a incluir seus pequenos na cozinha. Isso não tem uma regra… Vai depender da sua vontade e também da curiosidade das crianças.
Aqui em casa como eu sempre estou na cozinha, e isso é uma coisa que faço com paixão, eu acabo influenciando as meninas e elas acabam curtindo também. A menor que tem apenas 2 anos de idade, já mostra muito interesse pela cozinha em suas brincadeiras e eu em breve vou começar a “brincar” com ela numa cozinha de verdade. 🙂
Essa é uma coisa bem importante a ser levada em consideração: para a criança, cozinhar é uma brincadeira e isso deve ser lembrado por nós adultos, que muitas vezes exigimos muito delas.
Para começar:
– escolha receitas simples e rápidas para que elas possam acompanhar todos os passos e manter o interesse. Para crianças pequenas, uma receita bem interessante é a do bolo de caneca, preparada no micro-ondas. Ela é rápida, eles acompanham tudo e ainda adoram a hora de decorar. A receita tá <<AQUI>>
– organize e separe os ingredientes antes de começar. Eu costumo colocar em potinhos ou copinhos plásticos já com a medida correta e peço a eles para colocarem no recipiente maior onde será misturado: batedeira, bowl, liquidificador, etc.. Aí na hora de usar os ingredientes eu sempre menciono o nome e falo para que serve tal ingrediente.
– nunca deixe as crianças usarem facas, usarem o fogão ou o forno. O risco de um acidente é muito grande para os pequenos. O ideal é que já tenham mais de 10 anos de idade e estejam sempre acompanhados por adultos para usar tais equipamentos. Assim tudo dá certo e ninguém se machuca!
– uma das coisas que acho bem importante é mostrar aos pequenos como a higiene é importante. Para isso lembre-os sempre de lavar bem as mãos, estar com a roupa limpa e se possível usar avental. Para as meninas que geralmente tem cabelos compridos, pedir para que sejam presos antes de iniciar qualquer coisa na cozinha. (Eu sou muito exigente com isso, e falando sério, quase “infarto” ao ver programas de televisão onde as mulheres e até chefs cozinham com aquela cabeleira toda pra lá e pra cá) Poxa vida, quem aí fica feliz ao encontrar um fio de cabelo na comida? Fala sério!
– outra dica que eu uso aqui em casa com a Thauana que já aprendeu a ler, é fazer com que ela leia antes a receita, e depois siga os passos indicados. É muito importante fazer isso, porque além de incentivar e treinar a leitura, eles aprendem a compreender uma receita e organizar sua execução.
– não deixe de pedir ajuda deles na hora de secar a louça usada para a receita. Isso faz com que eles participem de todo o processo e entendam o trabalho dos pais na cozinha desde cedo.
– chame as crianças para montar pratos coloridos, saudáveis e divertidos! Corte legumes, verduras, frutas, separe pães e deixe eles usarem a criatividade para montar o seu prato. Isso pode incentivar a criança a provar alimentos desconhecidos, comer de forma mais saudável e divertida. Só não esqueça de cuidar da higiene!
Acho que com estas dicas dá para criar coragem e chamar a criançada para ajudar na cozinha não é?
Aqui no Pilotando tenho várias receitas feitas com a ajuda das crianças e outras feitas para eles. Dê uma espiada <<AQUI>> e bom apetite com diversão garantida.
Espero que gostem.
Abraço
Comente! Adoramos a sua participação!