

Eu pensei que esse risoto poderia ser uma dica boa para as festas de final de ano, ou para qualquer dia especial. Até porque, inovar é bom, surpreender é melhor ainda, e não é só de peru, lombo, bacalhau ou pernil que se vive no Natal não é?
Bom, talvez a maioria discorde de mim, mas sabe o que mais me incentivou a fazer essa receita? Eu tenho percebido que o número de convidados para as festas natalinas tem diminuindo muito, e o número de famílias pequenas que acabam passando as festas sozinhas vem aumentando demais. Então como preparar um peru ou pernil de 4 ou 5 quilos? Fala sério, eles precisariam de muita criatividade para desenvolver receitas com as sobras da ceia. E começar o ano com as sobras de comida do ano que passou não dá né? kkkkkk
Eu testei esse risoto para servir quatro pessoas, considerando que também seriam servidas entrada/petisco, salada e sobremesa. Ele fica maravilhoso, e acho que combina perfeitamente com momentos de comemoração.
Espero que gostem.
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 1 cebola pequena picada;
– 200g de arroz arbóreo; (1 e 1/4 xícara)
– 100ml de vinho branco;
– 1 cubo de caldo de camarão;
– 600ml de água fervente;
– 2 colheres de sopa de requeijão cremoso;
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
– 100g de damasco seco;
– 15 folhas de rúcula picadas;
– 200g de camarão grande, limpo pré-cozido;
– 1 colher de sobremesa rasa de sal;
– 50g de castanha de caju partidas ao meio;
Modo de Preparo:
Inicie partindo os damascos em 4 partes. Coloque-os num pote e em seguida adicione os 100 ml de vinho. Deixe os damascos hidratando por pelo menos 1 hora.
Coloque água para ferver e mantenha aquecida durante todo o tempo de preparo do risoto.
Deixe todos os outros ingredientes à mão e inicie o preparo do risoto:
Coloque o azeite e a manteiga numa panela grande para risoto e leve ao fogo para aquecer.
Adicione a cebola picada e doure bem.
Adicione o arroz, misture e em seguida acrescente o vinho usado para hidratar os damascos que devem então ser escorridos.
Mexa o risoto até que o álcool evapore e em seguida acrescente um pouco da água fervente (uns 250 ml) e o caldo de camarão dissolvido nesta água. Mexa, mexa, mexa…
Aos poucos vá adicionando mais água e siga mexendo.
Prove o arroz e quando achar que está quase pronto, adicione o requeijão, o queijo parmesão, a rúcula picada e os damascos. Misture.
Faltando apenas um minuto para o risoto ficar no ponto, adicione os camarões e o sal (caso necessário) misture, coloque a tampa e após este minuto, o risoto está pronto para ser servido.
Coloque em porções individuais, decore como preferir e polvilhe as castanhas de caju.
Bom apetite!
Rendimento: 4 porções
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Comente! Adoramos a sua participação!