

Frequentemente, vamos ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, o que para nós significa apenas uma hora de viagem de carro – privilégio! Desta vez, decidimos ir pra lá, mas conhecer um novo roteiro, do qual já havíamos ouvido falar muito – o Caminhos de Pedra!
Dentre diversas atrações turísticas e gastronômicas (lamentavelmente almoçamos em outro local, fica para a próxima…), paramos na Casa da Ovelha. Trata-se de uma fazenda de ovinos, com programação de visitação e acompanhamento do manejo dos pequenos animais (não fizemos desta vez, mais um motivo para voltar!), e uma peculiar loja especializada em derivados do leite de ovelha – pouco conhecido e consumido, mas com características nutritivas e sabores especiais. Visto as particularidades deste leite e o processo de fabricação, o queijo de ovelha possui baixo ou nenhum nível de lactose, sendo aconselhado aos intolerantes à substância.
Particularmente, aprecio o queijo pecorino, mas somente tinha provado o tipo mais curado. Na Casa da Ovelha, este é produzido e comercializado em quatro graus de maturação – fresco, 90, 180 e 270 dias. Como não conhecíamos, achei espetacular a possibilidade de comprar pequenas porções de 50 gramas em um kit degustação – até agora, já provamos o fresco e o 90 dias, com grande expectativa e ansiedade para saborear os demais!
Ainda na linha dos queijos de origem ovina, lá também é produzido o queijo tipo feta, de origem grega e preferência mundial dos chefs no preparo de saladas!
A Casa da Ovelha aproveita seu know-how no manuseio e transformação do leite, para produção de queijo de vaca tipo samsoe, o qual possui a maravilhosa característica do derretimento quando aquecido e utilizado em pratos quentes!!
Por fim, na linha de queijos de ovelha, destaca-se o queijo tipo labneh, de origem árabe. Esta especialidade é um queijo de consistência característica, entre o queijo e o iogurte. De sabor levemente acre, a textura é agradável e ótima para acompanhar pães e canapés. Pode ser puro (como o da foto abaixo), ou coberto por especiarias/ervas.
Além dos queijos e demais derivados lácteos, chamou nossa atenção e paladar, o diferenciado suco de uva (49%) e mirtilo (51%). Bom demais, não resistimos e levamos algumas garrafas da exclusividade!
O passeio neste (para nós novo) roteiro valeu muito a pena, com certeza retornaremos em breve para outras descobertas e experiências! Desde já, recomendamos!!
Augusto
Mais informações:
Casa da Ovelha – site: http://www.casadaovelha.com.br/
Acompanhe o site pelas redes sociais:
Olá!
Adoramos o post no blog, estaremos compartilhando em nossas redes sociais.
Belas imagens – Obrigado pelo Carinho e Volte sempre a nossa casa.
Rodrigo Ricieri / Comunicação e Eventos
Obrigada! Nós realmente adoramos tudo e por isso indicamos os produtos e a visita. Sucesso!