

Depois de provar um chutney de tomates com torradinhas num restaurante do Rio, ficamos com aquela vontade enorme de fazer em casa e finalmente nesse sábado que passou, eu fiz.
Pesquisei os ingredientes básicos usados originalmente no chutney e criei a minha versão. Ficou excelente, perfeita, talvez até melhor daquela que provamos no restaurante.
Quer ver como é fácil preparar? Então acompanha aí!
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 cebola roxa pequena picada;
– 1 dente de alho picado;
– 6 tomates sem pele picados; (para ver como tirar a pele dos tomates, clique <<AQUI>>)
– 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– 1 colher de chá rasa de sal;
– 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
– 1 colher de sopa de mel;
– 1 colher de café de canela em pó;
– pimenta do reino moída a gosto;
Modo de Preparo:
Coloque o azeite ou óleo numa panela média, e doure a cebola e em seguida o alho.
Coloque então os tomates sem a pele picados em pedaços pequenos. Pode deixar as sementes se quiser, eu deixei e acho que ficou bom.
Acrescente os temperos e deixe cozinhando em fogo baixo sem tampar e sem acrescentar água por uns 40 minutos. Misture de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
Deixe esfriar e sirva sobre torradas. As minhas eu usei pão de sanduíche, cortei com cortadores de biscoitos e coloquei um pouco de manteiga sobre os pães cortados antes de levar ao forno preaquecido a 200 graus. Deixei por uns 10 minutos no forno e pronto.
O chutney pode ser servido como entrada com torradinhas ou pães diversos, ou acompanhado de carnes e grelhados. Provamos com os dois e fica ótimo.
Rendimento: aproximadamente 400 gramas.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Sobre o chutney:
Ingredientes comuns a em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavo, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.
Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozidos, ao contrário dos de fruta. No seu país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na hora de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferem sensações fortes ao paladar.
Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pera ou o tomate. Nesses países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados, para efeitos de conserva, óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.
Fonte: Wikipédia
Acabei de fazer e ficou uma delicia! Como gosto muito de pimenta, ainda adicionei mais 3 gotinhas de molho Gota e ficou uma delicia!
Que bom saber Thais! Obrigada por vir aqui contar!