

As opções no mercado aumentam a cada dia trazendo muitas facilidades e opções para quem gosta de cozinhar. E muitas vezes ficamos em dúvida ou sequer sabemos como utilizar um produto.
Outro dia quando mencionei o uso da passata de tomates numa receita, percebi que muitas pessoas ainda não conhecem, e talvez não saibam as diferenças entre as opções de produtos a base de tomate vendidos nos mercados.
Sendo assim, resolvi fazer esse post falando um pouco sobre cada um desses produtos. Espero que gostem e que ajude!
Extrato de tomate:
O que é? entre todas as opções, o extrato é o que apresenta a maior concentração de tomate por peso. Ele não possui conservantes, e é apenas temperado com sal e açúcar.
Quando usar? o extrato de tomate deve ser usado principalmente para dar cor aos pratos com molhos á base de tomate, e podem também ser usados para engrossar molhos já que são mais concentrados.
Molho de tomate:
O que é? os molhos já vem prontos, eles são temperados e possuem várias versões diferentes. Eles não precisam ser diluídos, e como o próprio nome diz, eles já vem prontos e podem ser apenas aquecidos para servir.
Quando usar? os molhos prontos servem basicamente para economizar tempo na cozinha, podem ser usados em massas, pizzas, ou qualquer outro prato servido com molho.
Passata de tomates:
O que é? a passata de tomates, é a polpa de tomate cozida, sem a pele ou sementes. Não possui conservantes nem temperos.
Quando usar? você pode usar a passata quando quiser preparar um molho caseiro e não encontrar tomates maduros de qualidade. Você adiciona os seus temperos e o molho fica do seu jeito.
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site pelas redes sociais:
Que legal, ‘brigada, estou passando um tempinho no Brasil e fui no Google para saber se o que uso na Inglaterra para engrossar molhos (que vem numa embalagem como de pasta de dente) é o chamado “extrato de tomate” aqui no Brasil e com este post pude confirmar que sim!
Olá, gostei muito do seu blog e me identifiquei bastante, , ois também só vim descobrir a culinária depois dos 30. Só uma correção: a passata de tomate é a polta ” crua” quando se cozinha a polpa já não é mais passata e sim molho. Eu vi isso no canal no youtube de um chef italiano.
Amei este post foi muito útil, esclareceu minhas dúvidas.
Obrigada pela informação eu não tinha bem claro as diferenças
E o pure de tomate?
Simples e esclarecedor. Obrigada.
amei a explicação