

Eu não sou a maior adepta de frituras. Além de não ser saudável, ainda tenho preguiça da sujeira toda, do cheiro na casa, na roupa e no cabelo. Mas se tem uma coisa que não dá pra negar, é que o sabor é diferente, não tem igual!
Mas aí sempre vai ter alguém para perguntar: dá pra usar aqueles aparelhos que “fritam” sem gordura? Dá! Dá para fazer no forno para fugir da fritura? Dá! Tem como fazer no micro-ondas? Tem! Fica o mesmo sabor? Claro que não né?
Então se você está interessado, vamos ver como fazer (de vez em quando) uma deliciosa batata doce frita? Vem comigo!
Ingredientes:
- batata doce;
- óleo;
- muito papel toalha;
- sal a gosto;
Modo de Preparo:
Para fazer essas batatas, eu resolvi deixar a casca para ter um colorido ainda mais bonito. Para isso, lavei muito bem a batata com uma escova e muita água corrente.
Depois eu cortei as batatas usando o mandolin. O meu é bem simples, esse aí da foto, eu comprei numa loja de R$1,99 e ele funciona super bem.
Como a batata estava molhada e sempre solta um pouco de líquido, eu sempre coloco as fatias sobre papel toalha e cubro com mais uma folha de papel para secar bem.
Deixo ali secando enquanto preparo o resto da comida ou o óleo aquece.
Na hora de fritar, escolho uma panela grande, coloco uns 2 ou 3 dedos de altura de óleo na panela e levo ao fogo para aquecer.
Quando o óleo estiver quente (não muito quente) eu coloco algumas fatias de batata e deixo até elas dourarem.
Depois é só escorrer e colocar sobre papel toalha para que a gordura seja absorvida pelo papel e não pelas batatas. Quanto mais sequinhas as batatas estiverem, mais crocantes elas ficam e permanecem. Então nada de preguiça nessa hora tá?
Depois é só polvilhar sal a gosto e servir.
Dica: se você quiser dar um sabor diferente, pode polvilhar pimentas, ou mesmo ervas secas diferentes.
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Não sabia disso, fritar batata doce? vou fazer com certeza, obrigado pela dica.