

Já faz quase dois anos que comprei esse cooktop de indução para o meu marido. A ideia da compra surgiu depois que ele fez um rosbife e sujou toooda a minha cozinha com gordura. Mas pensa em gordura…muita gordura…multiplica a gordura!
Aí pensei em algo que pudesse colocar na bancada da churrasqueira, mas que não fosse fixo, era para usar nos dias em que a sujeira seria quase inevitável e na minha cozinha, mesmo com uma coifa boa, o cheiro e também a gordura acabam se espalhando.
Olha, se eu já tive uma ideia brilhante na vida, foi essa! Agora não tem mais stress quando ele me pede para fazer pastéis, ou mesmo quando resolve fazer um rosbife daqueles.
O fogão é super prático! Eu levo inclusive para a praia e uso muito quando faço frituras. Além da sujeira que diminui pois dá para escolher o melhor lugar para usar, ele é muito eficiente, aquece muito rápido e para frituras é o ideal.
Esse post não é propaganda, mas eu acho que tinha o dever de compartilhar com vocês uma das melhores compras que já fiz para a cozinha.
Bom, mas aí vocês estão perguntando como funciona e se precisa de panela especial para usar. Certo?
Então vamos por partes:
1 – Como funciona o cooktop de indução: (fonte de pesquisa: marido)
O princípio de funcionamento do fogão de indução é o magnetismo. Basicamente, há uma bobina indutora localizada dentro do fogão que gera alta frequência de corrente elétrica, a qual passa à panela onde são geradas novas correntes menores com campos elétricos próprios, gerando forte movimento e colisão de moléculas no interior do material da panela (ferro). Como o ferro é um mau condutor de eletricidade, portanto tem alta resistência, produz calor.
Assim, diferente dos fogões mais comuns em que uma chama aquece secundariamente a panela, no fogão de indução o calor é gerado na própria panela.
Pontos positivos:
- o fogão não aquece, o calor se mantém apenas na panela;
- a temperatura pode ser melhor controlada, então para frituras ele é realmente perfeito;
- é muito fácil de limpar;
- o aquecimento é muito mais rápido;
2 – Precisa panela especial?
Sim, essa talvez seja a única desvantagem do fogão de indução. As panelas precisam possuir um fundo ferromagnético (que atraia imãs).
Bem, era isso, espero que ajude!
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Comente! Adoramos a sua participação!