

Minhas meninas me acompanham na cozinha e sempre querem ajudar, mas não é sempre que posso deixá-las, porque cada coisa tem seu tempo (já dizia minha avó). Usar facas, mexer com fogo, são coisas perigosas e precisam de mais idade e muito cuidado. Com as duas na cozinha ao mesmo tempo, tagarelando muito e querendo tudo, eu fico louca e não dá para ficar tão atenta a tudo. kkkkk Então o melhor é chamá-las para ajudar em bolos, biscoitos, coisas que precisam de menos etapas, e que elas podem acompanhar a “mágica”através do vidro do forno. (o meu não aquece).
Então resolvi testar com elas a receita do bolo tigre, aquele todo listrado que postei <<AQUI>>, e que fez o maior sucesso. Resolvi usar corantes alimentícios que não dão sabor e fizemos a maior festa. O resultado ficou bem bonito, as crianças adoraram tanto que fizemos mais experiências, tentando fazer a mesma receita só que em camadas coloridas numa forma decorada.
Os dois ficaram do jeito que elas gostam, super coloridos, gostosos e feitos por elas com a ajuda da mamãe. Pode coisa mais fofa? No final do post vou colocar algumas fotos das duas no trabalho.
Espero que gostem das nossas criações e que façam também. Se fizerem, não deixem de voltar aqui para dividir com a gente. Eu e as meninas ficaremos muito felizes.
Vamos lá:
Ingredientes:
- 3 ovos;
- 75 ml de leite;
- 180 ml de óleo;
- 180 g de açúcar; (aproximadamente 1 xícara)
- 225 g de farinha de trigo; (aproximadamente 1 xícara e 3/4)
- 2 colheres de chá de fermento químico em pó;
- corantes em gel para alimentos;
- margarina, manteiga ou óleo para untar a forma;
Modo de Preparar:
Numa tigela grande, bata os ovos com um batedor de arame ou garfo.
Adicione o leite e o óleo e bata mais um pouco. Você pode usar a batedeira, mas como fiz com as meninas deixei elas baterem na mão e não dá trabalho nenhum, é bem tranquilo.
Em seguida adicione o açúcar e a farinha aos poucos e siga mexendo para não empelotar tudo.
*Se você preferir, pode colocar os ingredientes secos na tigela grande e os líquidos numa pequena. Quando terminar de bater os líquidos, é só ir derramando o liquido na tigela dos secos e misturar aos poucos. Costuma ser mais fácil de misturar.
Quando tudo estiver bem misturado, basta adicionar o fermento e misturar.
Agora vem a parte divertida: colorir!
Divida a massa no mesmo número de cores que você quer usar, se for usar 3 cores, divida em 3 partes. Eu não aconselho que sejam mais de 6 cores.
Coloque algumas gotas de cada corante em uma determinada parte de massa, comece com 3 ou 4 gotas e aumente se quiser mais forte. Faça isso com todas as cores e reserve.
Para fazer o bolo listrado:
Unte uma forma redonda de 30 cm de diâmetro e comece a colocar a massa. Escolha a ordem das cores e coloque duas colheres de sopa da primeira cor bem no centro da forma.
Em seguida, mais duas colheres de sopa de massa da segunda cor bem no centro da forma sobre a primeira cor.
Repita com as demais cores até o final, sempre colocando de duas em duas colheres de massa no centro da forma.
Depois é só levar ao forno preaquecido a 200 graus por uns 25 minutos. Espete um palito no centro do bolo para ver se ele está assado. Os fornos são muito diferentes, então mesmo programando a mesma temperatura, sempre dá alguma diferença.
Assim ele saiu do forno:
Aguarde amornar para cortar e servir:
Para fazer o bolo em camadas:
Unte uma forma redonda decorada ou de pudim de tamanho médio e coloque camadas de massa colorida. Eu usei apenas 4 cores e fiz uma camada de cada cor.
Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por uns 25 minutos. Espete um palito no centro do bolo para ver se ele está assado. Os fornos são muito diferentes, então mesmo programando a mesma temperatura, sempre dá alguma diferença.
A farra:
Abraço
Fiz hoje mesmo e ficou muito lindo! Fiz com meus sobrinhos o listrado!
Amei!
Gilda!
Esse bolo realmente é uma delícia! Obrigada por voltar e contar o que achou! Bjus 🙂