

Essa receita estava na minha lista já fazia um tempinho. Eu vi no mercado, numa embalagem de “carne seca” da Vapza. Desde lá, a carne seca sempre estava na minha lista de compras para o final de semana, mas sempre que encontrava e trazia para casa, acabava fazendo a minha receita de escondidinho de carne seca e abóbora que é uma das preferidas da família. Minha filha mais velha diz que essa é a receita da família, que sempre vai lembrar desse escondidinho quando perguntarem o que a mãe fazia de melhor. Agora imaginem, a menina come coisas diferentes e vê a mãe procurando e testando receitas diariamente. Se ela lembra dessa receita em especial, é porque o trem é bom mesmo né?
Bom, mas chegou um dia que finalmente testei essa receita de mandioca recheada… Eu gostei! Marido e filhas também! Mas o almoço foi tão tumultuado, que nem lembro muitos detalhes da receita. Era uma fazendo manha e implicando com tudo, a outra aplicando uma mentira atrás da outra, marido atendendo celular que insistia em tocar, e eu tendo que servir todo mundo, fazer as fotos, tentar respirar fundo para engolir a comida, enfim, vou precisar testar outra vez, mas posso adiantar que não sobrou nadinha. E por isso acho que ficou bom né?
Ingredientes:
- 500 g de mandioca; (macaxeira, aipim)
- sal a gosto;
- 1/2 cebola picada; (opcional)
- 1 dente de alho picado;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 400 g de carne seca desfiada;
- 200 g de requeijão;
- salsinha a gosto;
Modo de Preparo:
O primeiro passo é cozinhar a mandioca, e isso pode ser feito no dia anterior, que fica ainda mais fácil ralar.
Coloque água numa panela e em seguida a mandioca cortada em pedaços grandes. Cozinhe até que ela fique macia, mas não desmanche. O ideal é espetar um garfo e verificar o ponto. Ele deve penetrar na mandioca com algum esforço. Esse é o ponto certo!
Depois de cozinhar, escorra e deixe esfriar, eu deixei no refrigerador por umas duas horas para ficar mais fácil de ralar. Então depois da mandioca ralada, acrescente um pouco de sal e misture bem. Reserve.
Coloque então a cebola e o alho para fritar no azeite já quente. Acrescente a carne seca e frite rapidamente.
Então desligue o fogo, adicione o requeijão e a salsinha e misture bem.
Para fazer essa receita com mais facilidade, você vai precisar de duas frigideiras do mesmo tamanho. Eu usei uma omeleteira com antiaderente bem pequena que eu ganhei. Ela tem uns 12 cm de diâmetro.
Unte as frigideiras, e coloque um pouco de mandioca ralada para forrar o fundo e as laterais.
Coloque recheio (carne seca), cuidando para não chegar até as laterais. Isso é para não vazar recheio!
Logo em seguida coloque a cobertura de mandioca apertando com a colher para ficar redondinho e fechado.
Leve ao fogo médio/baixo virando de um lado para o outro e verificando o cozimento. Ela fica pronta quando está levemente dourada.
Rendimento: aproximadamente 3 unidades como a da imagem.
Espero que gostem
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Olá Alessandra!
Acompanho seu blog há pouco tempo, mas já testei várias receitas, uma mais deliciosa do que a outra!
Sobre esta receita, meu pai não come mandioca (aipim), será que daria certo se substituí-la por batata?
Acho que ficaria tão gostoso quanto!
Um beijo!
Pode usar batata sim Mariana, acho que vai ficar muito bom. Beijos e obrigada!
Parabéns pelas receitas! Especialmente as com ingredientes da culinária nordestina… carne seca, macaxeira…hum. Eu, como boa nordestina (paraibana da capital ) que sou, amei e vou fazer sim essas delícias.