

Já fazia tempo que eu queria fazer um empadão de frango, e esse ficou tão bom, mas tão bom, que agora vou arrumar desculpa pra fazer toda hora.
O recheio é top, cremoso e cheio de ingredientes deliciosos. Já a massa, é leve, fica crocante, e como leva queijo, ficou muito melhor do que qualquer outra. Nota 10!
Não deixem de experimentar!
Ingredientes:
Do recheio:
- 1 peito de frango cozido e desfiado sem temperos; (no final do post eu falo como cozinhar o frango e ainda obter um caldo de frango super saboroso)
- 1 tomate picado;
- 300 g de palmito escorrido em conserva picado;
- 1 xícara de ervilha;
- 200 g de requeijão;
- 1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco;
- 1 colher de sobremesa rasa de sal;
Da massa:
- 200 g de creme de leite de caixinha;
- 100 g de queijo parmesão ralado;
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida;
- 1 colher de sopa rasa de sal;
- 4 xícaras de farinha de trigo;
- 1/2 xícara de leite;
- 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó;
- 2 gemas para pincelar a cobertura;
Modo de Preparo:
Do recheio:
Coloque todos os ingredientes numa panela grande, e leve ao fogo por uns 15 minutos mexendo de vez em quando.
Desligue o fogo e deixe esfriar.
Dica: se o recheio ficar muito líquido, adicione 1 colher de sobremesa de farinha de trigo e volte ao fogo mexendo até engrossar.
Da massa:
Coloque todos os ingredientes numa tigela, misture e vá adicionando o leite aos poucos, porque pode não ser necessário colocar tudo.
Misture bem a massa com as mãos, não é necessário sovar a massa, apenas misturar bem os ingredientes até que a massa fique lisa e não grude nas mãos.
Divida a massa em duas partes, sendo uma um pouco maior do que a outra.
Importante: Não precisa deixar a massa crescer, pois foi usado o fermento de bolo.
Montagem:
Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e abra a massa maior com um rolo até que fique com uns 4 mm de espessura. Tente abrir a massa em forma circular, isso facilita na hora de forrar a forma.
Unte uma forma de 25 cm de diâmetro com fundo removível e forre o fundo e as laterais da forma com a massa que você abriu. Se sobrar massa nas bordas, corte e junte esse excesso à massa que você vai abrir em seguida.
Coloque todo o recheio na forma e espalhe formando uma camada uniforme.
Abra a outra parte de massa da mesma maneira que antes, apenas com tamanho menor, porque agora ela será usada apenas para a cobertura do empadão.
Coloque sobre a forma e tente fazer dobras unindo as duas massas para fechar bem a borda.
Pincele as gemas sobre a cobertura do empadão e faça um corte em forma de X na massa, para que o vapor do cozimento saia e o empadão não deforme.
Asse em forno preaquecido a 200 graus por uns 30 minutos.
Desenforme ainda quente e sirva.
Rendimento: 8 a 10 fatias
Dica:
Como cozinhar o frango: Comece colocando o frango para cozinhar com bastante água, uns 2 litros. Eu aproveito e coloco uma cebola cortada em 4, 2 dentes de alho, cebolinha e salsinha com talos, para ferver junto. Deixo cozinhar por uma hora, ou até 1 hora e meia, retiro o frango para desfiar, e passo o caldo por uma peneira. Dessa forma você já fica com um caldo super saboroso para usar em sopas, cremes, ou risotos.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Gostei muito, mas tenho um duvida: o empadão pode ser congelado e por quanto tempo?
grato.
Josiah!
Pode ser congelado sim. Mas faça isso depois de assar. Eu faço assim: asso normalmente, deixo amornar e congelo em partes, pode ser em fatias, ou partes maiores. Pode manter assim por uns 3 meses. Na hora de aquecer, retiro a parte que vou consumir, deixo descongelando no refrigerador por algumas horas, e depois ligo o forno em 180 graus, não deixo preaquecer, coloco o empadão direto numa forma, coloco no forno e deixo por uns 20 ou 30 minutos para aquecer.
Alessandra adoro suas recitas , eu não gosto de glutem e minha filha não pode lactose !! Quero saber se dá p colocar a farinha de arroz nesse empadão , por favor! Muito obrigada
Pode colocar farinha de arroz sim 🙂 Beijos
Boa noite,o creme de leite fresco,pode ser substituído por creme de leite caixinha?