

Logo que casei perguntei para a minha mãe como eu poderia fazer uma conserva de pimentas! Ela me passou o jeito que aprendeu e faz até hoje: coloca as pimentas num vidro, enche com vinagre e um pouco de água quente, fecha o vidro e aguarda umas duas semanas para começar a usar.
E assim eu fazia, até encontrar essa receita que hoje vou passar para vocês, igualmente simples, mas com alguns cuidados a mais que no final fazem toda a diferença.
Eu espero que gostem, e quem quiser, pode deixar nos comentários a sua opinião ou mesmo dividir com a gente, a sua receita ou dica para uma conserva de pimentas especial.
Vamos lá!
Ingredientes:
- 125 g de pimentas; (pode ser qualquer tipo e também de tipos e cores variadas)
- 250 ml de água; (para a salmoura)
- 50 g de sal; (para a salmoura)
- 200 ml de vinagre; (para a conserva)
- 50 ml de água; (para a conserva)
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1/2 colher de sobremesa de açúcar;
- condimentos de sua preferência; (grãos de mostarda, louro, alho, …)
Modo de Preparo:
Limpe as pimentas e coloque numa tigela. Adicione a água e o sal para a salmoura e coloque um pratinho sobre as pimentas para que elas permaneçam mergulhadas na salmoura.
Deixe-as nesta salmoura por umas 8 horas.
Mas para que serve a salmoura?
Isto faz com que as pimentas absorvam mais os condimentos que você utilizará na conserva – vinagre, azeite, mostarda, sal, alho, cominho, enfim, o que você optar por usar. E além disso, diminui a umidade das pimentas, aumentando assim a validade da conserva.
Depois das 8 horas na salmoura, escorra bem, lave as pimentas em água corrente e seque com um pano de algodão ou papel toalha.
Em seguida faça pequenas perfurações nas pimentas utilizando um garfo, ou corte-as ao meio. Cuidado ao manuseá-las, elas podem espirrar nos olhos causando um grande desconforto e até irritação.
Coloque as pimentas numa panela, e acrescente o vinagre (da sua preferência), eu usei o de álcool, mais a água para a conserva, o sal, o açúcar, e os condimentos que quiser, eu usei sementes de mostarda.
Leve a panela ao fogo médio e deixe aquecendo por uns 5 minutos. Desligue, espere amornar.
Transfira as pimentas para um vidro esterilizado e seco, depois complete com o líquido até a borda do frasco.
Aguarde alguns minutos para que as bolhas de ar saiam e tampe o vidro.
Mantenha a conserva em local seco e sem luz por umas 4 semanas. Depois pode iniciar o consumo.
Depois de aberta, sua conserva deve permanecer no refrigerador.
Use as pimentas no preparo de alimentos variados conforme o seu gosto. Você também pode usar o vinagre da conserva para a preparação e tempero de vários pratos, carnes, molhos, saladas, enfim, o que você gostar.
Não esqueça de manter o nível de vinagre sempre acima das pimentas, caso contrário, elas emboloram e você acaba perdendo a conserva. Se usar o vinagre, reponha depois.
Validade: aproximadamente 1 ano
Fonte: https://www.viciadoempimentas.com.br/
Abraço
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!