

As cebolas roxas caramelizadas são acompanhamento super conhecido nos hambúrgueres. Quase toda hamburgueria tem pelo menos um lanche com este acompanhamento.
Mas a cebola caramelizada também fica muito gostosa quando servida junto de uma carne e arroz. Pra mim não precisa mais nada!
Para fazer não tem mistérios, e vale a pena fazer só para sentir o cheirinho delicioso que se espalha pela casa. Mesmo sem gostar de cebolas, meu marido gosta muito quando faço, ele nem come, mas adora o aroma. kkkkk
Tem como fazer com açúcar, fica bom também, mas para mim, o creme balsâmico fica perfeito!
Cebolas roxas caramelizadas – como fazer:
Ingredientes:
- 2 cebolas roxas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 3 colheres de sopa de creme balsâmico;
- 2 ou 3 colheres de sopa de água;
- uma pitada de sal;
Modo de Preparo:
Descasque as cebolas, corte ao meio no sentido do comprimento e corte agora em fatias finas.
Coloque as cebolas numa frigideira com antiaderente (preferencialmente) e adicione o azeite.
Ligue o fogo (alto) e misture um pouco. Deixe no fogo alto por uns 4 ou 5 minutos até a cebola murchar um pouco. Se secar muito, abaixe o fogo.
Abaixe um pouco o fogo e adicione o creme balsâmico, misture e deixe cozinhar por uns 15 minutos.
Durante esses 15 minutos, provavelmente a cebola irá secar, então adicione 1 colher de sopa e misture novamente. Se voltar a secar adicione outra colher de sopa, sempre uma por vez, e só para não queimar. Eu precisei adicionar 3 colheres de sopa durante os 15 minutos.
Passado os 15 minutos, a cebola deve ter reduzido, e perdido a crocância dela. Ela fica bem macia. Se a sua não ficou assim ainda, basta cozinhar por mais alguns minutinhos e acrescentar água se necessário.
Adicione uma pitadinha de sal, misture e sirva.
Dica: você pode fazer em maior quantidade e guardar em potes com boa vedação no refrigerador. Na hora de servir, basta aquecer um pouco, fica perfeito. No refrigerador, você pode guardar por até uma semana.
Espero que gostem.
Rendimento: aproximadamente 2 xícaras
Abraço
Alessandra
Estas cebolas devem ficar maravilhosas em um bom hambúrguer!
Delicia!
Obrigado pela receita!