

Faz uns dois anos que ouvi falar do Kefir pela primeira vez. Não imaginava o que era e lá fui eu curiosa buscar alguma informação…
Pra começar a explicação, de maneira bem simples e direta, Kefir são bactérias do bem! Sei que só de falar em bactérias todo mundo já fica assustado. Eu também já achei estranho, e eu também não morri de amores logo de cara. Até que meses atrás recebi da minha nutri, alguns grãos de Kefir para cultivar. Os primeiros, infelizmente perdi, foram parar no lixo, mas da segunda vez, eles sobreviveram e eu fui aprendendo a gostar e vendo que cuidar deles é bem mais simples do que parece. Além disso, logo de cara já dá para perceber que ele pode fazer a maior diferença na qualidade de vida da gente.
Mas o que é Kefir, Alessandra? Que história é essa de bactérias do bem?
Os grãos de kefir são micro-organismos que se alimentam de leite ou de água. Mas neste post, vamos falar apenas do kefir de leite. O resultado do cultivo dos grãos de kefir, é um líquido muito semelhante ao iogurte natural, que ao ser consumido com frequência, ajuda no combate as bactérias ruins, e aumentam a quantidade das bactérias benéficas, que melhoram a nossa imunidade, ajudam a diminuir o colesterol, ajudam no emagrecimento, melhoram o funcionamento do intestino, entre outros.
Bom, e como eu consigo os grãos de kefir?
Tradicionalmente, os grãos de kefir são doados por pessoas que também já receberam uma amostra, cultivam e que acabam tendo grãos para doar tamanha a rapidez que eles se desenvolvem e multiplicam.
Para conseguir, você pode procurar entre seus amigos, ou mesmo na internet. Existem alguns grupos no facebook de pessoas que cultivam e pessoas que desejam começar a cultivar. Você pode encontrar alguém que possa doar, perto de você através desses grupos.
Pra quem é do Sul, eu tenho kefir, e com uma certa programação posso doar para quem estiver por perto. É só mandar um e-mail pra mim ou deixar comentário aqui embaixo.
Então, eu consegui os grãos e o que faço com eles?
Se você recebeu grãos de kefir precisa prestar atenção e seguir os seguintes passos:
- separar os seguintes materiais: uma colher e uma peneira plástica média, um vidro médio, com capacidade para 1 litro, 1 borrachinha daquelas de escritório, ou uma fita, 1 paninho de algodão para tapar o vidro;
- a primeira coisa a fazer é esterilizar o vidro em água quente. Coloque bastante água numa panela grande e mergulhe o vidro sem tampa nesta água. Deixe a panela no fogo até ferver, desligue o fogo, retire o vidro com cuidado e deixe escorrendo.
- Meça a quantidade de kefir que você recebeu. Para cada colher de sopa de grãos, você precisa de 500 ml de leite.
- Coloque os grãos no vidro e em seguida o leite.
- Cubra com o paninho de algodão e prenda com a borrachinha.
- Deixe sobre a bancada da cozinha em local que não pegue calor ou sol.
- Ele ficará assim por umas 24 horas. Se na sua cidade estiver muito quente pode ficar menos tempo, umas 18 horas, e se estiver muito frio, pode ficar umas 30 horas. Essa diferença de tempo e temperaturas, faz com que o kefir não fique tão ácido e numa consistência boa.
- Passado o tempo de “trabalho” dos grãos, você precisa passar todo o conteúdo do vidro, (leite + grãos) pela peneira de plástico. Não aperte os grãos, apenas misture com cuidado para sair todo o líquido.
- Os grãos de kefir, voltam para o vidro (lavado – não precisa esterilizar) e novamente você coloca leite, na mesma proporção que eu já descrevi, 1 colher de sopa de grãos = 500 ml de leite
- o líquido que você obteve depois de passar tudo pela peneira é o kefir, ele fica com uma textura muito parecida com o iogurte natural, e você pode consumir da mesma forma que o iogurte. Ou pode bater com frutas e obter uma vitamina super saudável.
E que leite eu posso usar?
Você pode usar leite integral, leite semidesnatado, desnatado, leite de coco, leite de castanhas, as opções são grandes e você escolhe conforme seu gosto, seu objetivo ou necessidade.
E o que eu posso fazer com ele?
Além de consumir como iogurte, ou usar em vitaminas, você pode usar de várias formas. Eu vou colocar outras receitas para você fazer com seu kefir, vou testando em casa e em seguida divido com vocês. Mas já vou adiantando que fiz cream cheese, e até sorvetes. Ficaram deliciosos!
- um ponto importante também, é que a cada 7 dias, é bem importante que você lave os grãos. Faça isso depois de escorrer todo o líquido pela peneira. Então abra a torneira e deixe a água lavar os grãos que ficaram na peneira. Escorra e siga o seu cultivo.
Não é difícil cultivar, agora, num primeiro momento você vai pensar que é muita coisa, mas depois da primeira vez, você já percebe que é bem fácil. E vale a pena!
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Oi, Ale, estou muito interessada no kefir. Vou começar a procurar as sementes para “plantar”. Grande abraço
Oi, querida! Fico feliz em saber que gostou do post. Depois me conta o que achou. Beijos
Amei esse post! Quero muito conseguir o kefir! Sou de Maceió….alguém aí?
Isso aí Jamile! Depois me conta!
Posso fazer com leite sem lactose?
Obrigada
Não, você pode usar leite de coco ou amêndoas ou qualquer leite vegetal, mas sem lactose não funciona.
Obrigada.
Isabel, o Kefir se alimenta da lactose.
Amore sou do Florianópolis, mora perto assim? Ou pode me recomendar alguém do Sul que tenha. Grande abraço.
Olá,sou de Indaial SC e gostaria muito de cultivar kefir se vc tiver disponível para doar ficarei muito feliz.Abraço.
Oi, Joice!
Infelizmente não consigo enviar… por correios demora e pode chegar estragado. 🙁