

Esse peixe ao molho de limão e gengibre fez meu dia muito melhor. Eu comeria de joelhos para agradecer quem inventou essa receita. Muito leve, ela tem o frescor ideal para os dias quentes. O sabor resultante da combinação dos ingredientes fez com que uma receita aparentemente simples e despretensiosa, me conquistasse de verdade.
É muito simples preparar essa receita, e se eu fosse você, não perderia tempo, é realmente uma receita para se apaixonar.
Peixe ao molho de limão e gengibre:
Ingredientes:
- 800 g de filés de tilápia;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
- óleo;
- 1 cebola pequena cortada em cubos ou ralada ou 1 colher de sopa de cebola desidratada;
- 1 dente de alho picado ou 1 colher de café de alho granulado;
- 1 xícara de água;
- suco de 1 limão;
- 4 fatias finas de gengibre;
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 4 colheres de sopa de água;
- 170 g de iogurte natural;
- salsinha picada;
Modo de Preparo:
Ligue o forno em temperatura bem baixa, uns 60 graus mais ou menos, só para manter os filés quentes enquanto você prepara o molho.
Lave os filés de peixe e passe folhas de papel toalha para secar bem.
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Coloque a farinha num prato e passe cada filé por ela, cuidando para que grude farinha de todos os lados do peixe.
Coloque um pouco de óleo numa frigideira antiaderente e frite os filés para que eles fiquem dourados. Ah! O óleo é apenas para o peixe não grudar na frigideira. Se você tiver uma frigideira que não precise de óleo, não precisa usar. Dizem que essas frigideiras existem, mas eu infelizmente nunca dei sorte, até agora, sempre precisei usar óleo.
Transfira os peixes para uma forma e mantenha-os quentes no forno.
Na mesma frigideira em que você fritou os peixes, coloque uma ou duas colheres de óleo e frite a cebola e o alho. É só para ficarem dourados, cuide para não queimarem.
Em seguida adicione a água, o suco de limão e o gengibre e raspe o fundo da frigideira para liberar o sabor do peixe. Cozinhe por uns 5 minutos em fogo baixinho.
Depois dissolva o amido de milho em 4 ou 5 colheres de sopa de água. Adicione ao molho da frigideira, desligue o fogo e misture rapidamente para o molho engrossar sem formar grumos.
Logo em seguida adicione o iogurte e a salsinha e misture.
Sirva esse molho sobre os filés de peixe.
Dicas:
DICA 1: se por acaso algo der errado com seu molho, e formar grumos, basta bater no liquidificador ou usar um mixer que tudo fica bem.
DICA 2: para quem precisa ou gosta de ter tudo a mão na cozinha, como por exemplo, ter os temperos, ervas, enfim, ter praticidade na hora de cozinhar, pode comprar temperos desidratados, que fazem com que o tempo de preparo das receitas assim como o envolvimento na hora de fazer as compras seja bem mais reduzido. Fora ficar sem cheiro de cebola e alho nas mãos né?
Na listagem dos ingredientes eu coloquei links onde vocês encontram produtos de alta qualidade e bom preço para comprar pela internet. A Temperos Web é quem me fornece este tipo de ingrediente, e eu confio plenamente no trabalho deles.
Rendimento: 4 a 5 porções
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!