

Se os adultos já ficam felizes com um prato cheio de batatas sorriso, imagine as crianças quando se deparam com batatas sorriso de todos os tipos?
Outro dia fiz batatas bolinhas, e resolvi experimentar fazer as batatas sorriso com minhas filhas. Por aqui fugimos das tradicionais e fofíssimas batatas redondas e investimos em formas diferentes usando aqueles cortadores de biscoitos.
O bacana é que com essa receita além do encanto com as batatas prontas, o que normalmente funciona muito na hora de fazer os pequenos comerem, é que eles podem participar do preparo escolhendo formas e fazendo as carinhas.
Aqui escolheram fazer as carinhas usando um cortador em forma de flor, e se deliciaram cortando e fazendo as carinhas. Todas aqui saíram sorridentes, mas dá também para explorar as expressões faciais, fazendo carinhas tristes, felizes, assustadas, sérias, enfim, o alimento vira escola também.
Vamos fazer? Então lá vai:
Batatas sorriso ou batatas smiles:
Ingredientes:
- 300 g de batatas; (umas duas ou 3 unidades médias)
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de páprica doce;
- 4 colheres de sopa de amido de milho;
- 5 colheres de sopa de farinha de rosca;
- 1 gema;
Modo de Preparo:
Lave e descasque as batatas e corte-as em pequenos pedaços. Coloque-as numa panela com bastante água e leve ao fogo para cozinhar. Quando elas estiverem bem macias escorra-as e amasse como para fazer um purê. Deixe-as esfriando um pouco.
Depois de mornas, acrescente o sal, a páprica doce, o amido de milho, a farinha de rosca e a gema. Misture e depois amasse com as mãos para formar uma massa bem homogênea.
Leve ao refrigerador por uns 30 minutos, para a massa endurecer um pouco e ser mais fácil de modelar.
Depois, polvilhe a bancada com um pouco de farinha, coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sobre a massa, um plástico.
Abra a massa com o auxílio de um rolo de massa até que a massa fique com uns 5 mm de espessura.
Corte a massa usando cortadores de biscoitos em qualquer formato. Se quiser aquelas redondinhas tradicionais pode usar um copo para cortar.
Amasse as sobras da massa, abra novamente e corte. Siga fazendo isso até a massa acabar.
Para fazer as carinhas, você utiliza um canudinho daqueles mais largos. E para o sorriso você pode usar uma colher de sobremesa como eu mostro na imagem.
Asse em forno preaquecido a 200 graus por uns 30 minutos.
Rendimento: aproximadamente 30 batatas sorriso.
Dicas:
DICA 1: se você preferir pode fritar as batatinhas. Para isso, coloque bastante óleo numa panela e quando ele estiver bem quente adicione as bolinhas. Quando elas estiverem douradas, estão prontas. Basta retirar, escorrer em papel absorvente e servir.
DICA 2: dá para congelar! Para isso, coloque as bolinhas em um prato ou forma que caibam no freezer. Quando elas estiverem congeladas, transfira para um saquinho e mantenha no freezer até a hora de congelar. Para preparar, basta retirar do freezer, colocar diretamente numa forma e levar ao forno sem preaquecer. Enquanto o forno aquece as batatas descongelam, e aí ficam bem gostosas.
DICA 3: você pode fazer com batata doce, mandioquinha, aipim, e quem sabe cenoura, beterraba, enfim, dá para variar bastante.
Interessante a batata sorriso e o melhor é poder usar outros ingredientes como a batata doce, a mandioca, etc. Vou experimentar. Abraços, Lê.