ENTRADAS
Modo-de-Preparo-Salgado-1_thumb.jpg
Salgado Folhado com Presunto

Categorias: petiscos;  entradas;

 

Salgado

Eu vi por acaso na internet e achei uma graça. Um salgado ou doce, você pode inventar, que lembra rosas. Um arraso!!!

Essa semana me enchi de coragem e resolvi testar. Acho que consegui um bom resultado estético, mas acredito que vocês conseguirão resultados ainda melhores com as dicas de aprendizado que estou repassando aqui embaixo. Não deixem de fazer! Além de bonito e charmoso é bem gostoso!

Ingredientes:

- 1 massa folhada; (vendida congelada em caixinhas)

- 1 ovo;

- presunto parma, presunto, salame, calabresa ou peito de peru; (umas 6 fatias se for presunto)

- margarina para untar as forminhas;

Modo de Preparo:

Modo de Preparo Salgado

Retire a massa do freezer e deixe descongelar por uns 30 ou 40 minutos. Desenrole sobre superfície lisa e pincele o ovo batido por toda a superfície que ficou para cima. (imagem 1)

Corte a massa no sentido do comprimento em tiras de uns 2 cm de largura. (imagem 2)

Coloque tiras de fatias de presunto sobre a primeira tira de massa (imagem 3), observando para que o presunto ultrapasse um pouco a massa (imagem 4)

Modo de Preparo Salgado 1

Enrole a tira com o recheio. (imagem 5)

Empurre o centro da massa que ficou para fora do rolinho, para dentro. Não precisa ficar reto, pode ficar saliente, mas não deixe muito. (imagem 6)

Coloque os rolinhos em forminhas redondas de uns 5 ou 6cm de diâmetro. As forminhas precisam estar untadas com margarina. (imagem 7)

Asse em forno preaquecido a 180C,  por uns 45 ou 50 minutos.

Retire da forma e sirva.

Dicas/truques: o primeiro já falei,  empurrar levemente o miolo para baixo. Alguns dos meus ficaram muito pra cima, bicudos, e em nada lembram uma rosa. O outro, é não apertar muito o rolinho, você pode deixar alguns mais certinhos como os meus, e outros deixar mais abertinho. Dessa forma o salgado se abre e fica parecendo uma rosa mais aberta, e não um botão fechado. O bacana é fazer das duas formas.

 

Rendimento: aproximadamente 8 unidades.

 

Fonte de inspiração: http://www.mondesucre.com.br/?s=rosas

 

Espero que gostem.

 

Abraço

Alessandra

Formada em Arquitetura, há 4 anos trocou a prancheta pela cozinha e passou a escrever suas experiências e descobertas no blog Pilotando um Fogão.

6 Comentários
kati monteiro

22 de novembro de 2012 7:26 Responder

Que lindo!
Vou tentar fazer! Obrigada pelas dicas.
Beijos

Teresa Newman

22 de novembro de 2012 10:32 Responder

Ficaram Lindos, pegando a sugestão.

Adriana

22 de novembro de 2012 13:23 Responder

Ale, que lindos! E parece ser fácil de fazer (bem, na teoria, rs). Com suas dicas, dá para fazer as rosas abertas e botões, um ramalhete mais variado, mas nem por isso mais ou menos bonitos que os seus :) Ah, amoo presunto de parma! Beijos.

Anselmo Jaci Costa

29 de novembro de 2012 16:27 Responder

chic….

filipa

22 de agosto de 2014 14:04 Responder

Boa tarde. Adorei a ideia e quero fazer para o aniversario do meu filho. Quero adiantar trabalho e gostaria de saber se da para congelar antes para no dia ser só meter no forno. Agradeço resposta:-) Já agora sabe-me dizer se tambem posso congelar outros salgadinhos para depois ir ao forno? Obrigada

    Alessandra

    25 de agosto de 2014 15:25 Responder

    Filipa!

    Eu até congelo algumas coisas, mas ja tentei várias vezes congelar os salgados folhados e o resultado depois nunca me agradou.
    A massa nunca fica tão crocante, e por isso não aconselho o congelamento.
    Quanto aos outros salgados, eu congelo as sobras e depois aqueço da mesma forma que faço para aquecer as sobras de pães. Ligo o forno em 180ºC e sem preaquecer coloco os salgados direto do freezer para o forno. Eles ficam bem gostosos. O bacana seria você testar antes e ver o que acha.
    Boa festa! Beijos

Comente